Quais são os tipos de acabamento de brilho que existem
O nível de brilho numa tinta vai desde o brilhante ao super-mate. Quando se compra uma tinta devemos escolher o tipo de brilho mais adequado para a superfície que vamos pintar, existem algumas regras e o seu gosto pessoal também deve ser levado em consideração.
A escolha mais correta do tipo de acabamento é importante, porque o tipo de acabamento tem influência em alguns aspectos práticos, como a resistência ao desgaste e a capacidade de disfarçar irregularidades.Desse modo, é conveniente ter em atenção a utilização que vai dar às superfícies a pintar e o estado destas no momento de escolher o tipo de acabamento:
Algumas das características dos tipos de brilho/acabamento, são:
- Menos brilho: Ajuda a disfarçar irregularidades na superfície;
- Menos brilho: Torna a iluminação mais difusa e agradável;
- Mais brilho: Aumenta a capacidade de lavabilidade de uma superfíie;
- Mais brilho: Aumenta a resistência ao desgaste;
Resumo dos Tipos de Brilho
Mate: Tem uma aparência suave sem qualquer tipo de brilho, ajuda a esconder pequenas imperfeições.
Casca Ovo: Tem um brilho suave que faz lembrar a casca de um ovo e é lavável .
Acetinado: Tem uma aparência ligeiramente brilhante e resiste bem à lavagem. Ótimo para os espaços utilizados com frequência, tais como quartos, corredores, e salas de jogos.
Meio-brilho: Tem um nível mais elevado de brilho do que o acetinado, mas não tão brilhante como o brilhante. Utiliza-se em cozinhas e casas de banho ou locais com alguma umidade e onde se pretenda efetuar lavagens regulares.
Brilho: Tem um nível de brilho alto. Ótimo para utilizar em portas, armários e áreas que sejam lavadas frequentemente.
Agora que já conhece os vários tipos de brilho existentes, pode existir uma forma mais correta escolher aquele que melhor se adapta ao seu projeto.
Fonte: http://www.tintasepintura.pt/que-tipos-de-acabamento-existem